No passado dia 15 de Abril de 2021, a Associação Portuguesa de Fisioterapeutas adaptou os documentos “Ethical principles: Policy statement” e “Ethical responsabilities of physical therapists and member organizations: Policy statement”, revistos e aprovados na 19ª Assembleia Geral da World Confederation for Physical Therapy (WCPT; atual World Physiotherapy) em Maio de 2019.
Tem como objetivo esclarecer e orientar a interpretação dos princípios éticos por profissionais, entidades e público em geral.
São 8 os princípios éticos identificados e esperados de qualquer fisioterapeuta:
- Respeito pelos direitos, dignidade, privacidade e autonomia de todos os indivíduos.
- Cumprimento da legislação e regulamentos que regem a prática da Fisioterapia, assim como das políticas da sua associação profissional e órgãos reguladores, do país em que atuam.
- Aceitação da responsabilidade de aplicar um juízo profissional adequado.
- Prestação de um serviço profissional honesto, competente e responsável.
- Prestação de serviços justos, equitativos, inclusivos e de qualidade.
- Espera-se que cobrem e recebam uma remuneração justa e adequada pelos seus serviços.
- Fornecimento de informações precisas e adequadas sobre a Fisioterapia aos utentes/clientes, a outros agentes e à comunidade.
- Contribuição para o planeamento e desenvolvimento de serviços destinados a satisfazer as necessidades de saúde da comunidade.
Cada um destes princípios encontra-se explicado detalhadamente no documento: http://www.apfisio.pt/wp-content/uploads/2021/04/Princ%C3%ADpios-e-Responsabilidades-%C3%89ticas-dos-Fisioterapeutas.pdf
Agradecemos à APF pela elaboração desta informação essencial à nossa prática.
(http://www.apfisio.pt/principios-e-responsabilidades-eticas-dos-fisioterapeutas/)