Close

Fisioterapia na Promoção do Envelhecimento Ativo

Esta é a área especializada em colmatar as necessidades específicas sentidas pela população com mais de 65 anos, designada por população idosa. 

Há sem dúvida alterações fisiológicas derivadas do envelhecimento. No entanto, hoje em dia sabe-se que o aparecimento e velocidade do desenvolvimento das mesmas pode ser amplamente reduzido através da promoção de saúde e prevenção da doença, ao adotar medidas para um estilo de vida mais ativo. A alimentação saudável, a realização de atividades prazerosas e a prática de atividade física são indubitavelmente os principais fatores contribuintes para um envelhecimento com qualidade, o chamado envelhecimento ativo.

Nas últimas décadas a esperança média de vida tem aumentado, bem como a qualidade dos cuidados de saúde, pelo que torna-se essencial promover a qualidade de vida associada ao envelhecimento.

O papel do Fisioterapeuta é aconselhar e partilhar conhecimentos sobre os fatores acima mencionados.


Na S-ON acreditamos que temos de ultrapassar a crença de que certas doenças que surgem frequentemente na população idosa se devem ao envelhecimento, pois é uma falsa crença. Várias patologias que frequentemente surgem nesta idade como Osteoartroses, Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs), Enfartes Agudos do Miocárdio (EAM), Hipertensão, Hérnias Discais, entre tantas outras, surgem associadas ao maior sedentarismo que se verifica maioritariamente após reforma da atividade laboral. Assim sendo, uma das melhores maneiras de as prevenir é eliminar os comportamentos sedentários e promover a prática regular de atividade física.